Cuidado com a escola medida de qualidade educacional(JE280) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Gilmar de Oliveira   
18-Ago-2014


 

Voc quer conhecer uma boa escola? V at o banheiro dos alunos. Se ele for limpo, as chances de voc estar numa escola com alta qualidade de ensino so muito grandes. Se tiver toalha de papel, tampos de bacio, portas preservadas, se ele no feder, a escola tem qualidade de ensino elevada.

Quer ir alm, mas no quer comparar com banheiro? Tente verificar o cho do ptio, a limpeza das salas. Quanto mais limpos, melhor o nvel de aprendizado, das aulas e da gesto escolar e pedaggica.

Sala depredada, carteiras riscadas? Pssimo nvel de ensino. Paredes limpas? Professores competentes. Recreio barulhento, gritado? Aulas ruins. Brigas, vandalismo e roubo no entorno da escola? Pssimo nvel de ensino.

Vou alm: pais que no respeitam o trnsito na frente das escolas na hora de entrada e sada? Quanto pior o trnsito, pior as aulas dentro das salas de aula!

O que a qualidade do ambiente tem a ver com a qualidade das aulas? Simples: boa ou m gesto. Um diretor que cobra a sua equipe no admite banheiros imundos, sujeira no ptio. No admite depredao do patrimnio escolar, nem vagabundos perto da escola; lana campanhas, broncas e at chama a polcia para coibir os crimes de trnsito, mesmo dos pais mal educados.

Um diretor obsessivo fiscaliza o trabalho de todos, cobra resultados. No admite aluno sem uniforme ou professor com filme pirata, laboratrio com programas piratas, corrige a zeladora com o pano encardido ou sem luvas. Pede plano de aula, cobra da supervisora, chama os relapsos!

Os alunos sentem a diferena. Uma escola com vasos bem cuidados, sem riscos em carteiras tem alunos que se valorizam, que sentem o zelo e dele fazem parte, sentem rigor e respeito.

Quando um vidro quebrado ou um material do patrimnio danificado, o que leva um gestor evitar de se fazer uma queixa-crime? Houve crime e algum tem de ser responsabilizado. assim que funciona no mundo real, civilizado e no mundo corporativo. Normalmente, a escola evita a denncia por no querer colocar polcia no ambiente escolar, em criminalizar uma m atitude. Ou seja: conviver com a lei e a punio dos atos ilcitos errado, polcia ruim; conviver com o crime, o erro, o descaso e a impunidade comum (nunca ser normal), aceitvel. O QUE SE EST DIZENDO AOS EDUCANDOS?

Quando no se pune o infrator, abre-se brecha ao desrespeito e o aluno sente-se sem valor. Sem perceber, perpetua-se a omisso, a indiferena frente ao erro, ao crime, omisso do zelo e da responsabilidade. Aplicar cedo a TICA na escola e o rigor nas regras construir um pas sem corrupo!

No, no exagero. o dever. Estamos tolerantes demais com contravenes e crimes, parece que errado cobrar o certo, desde exigir o silncio do vizinho barulhento, ou denunciar sonegao.

O bom gestor chama o professor relapso para "uma conversinha" e mostra-lhe pulso firme. O bom gestor nunca pe "panos quentes" e no est no cargo para agradar ningum, muito menos mau profissional, sendo rigoroso com o erro.

O bom gestor educacional jamais deixa de tomar srias providncias para melhorar o trnsito, evitar drogas, espantar desocupados e repelir ambulantes e cobrar bom nvel de ensino em sala. Nem combina cobrar ordem e deixar a farra rolar nas salas. Age-se!

Um bom gestor jamais deixa que uma disciplina se torne palanque poltico ou religioso. Cristianismo, islamismo, budismo, candombl tem os mesmos tamanhos. Professor que passa ideologia poltica ou faz pregao religiosa (orao crist na sala uma falha tica) admoestado e orientado a ser neutro e TICO dentro do ambiente escolar pelo bom gestor.

Os alunos sentem a atuao da equipe. Sabem desde cedo a respeitar as regras e entender o mundo. Passa a valorizar o coletivo em detrimento do individual, detalhe que faz toda a diferena na vida da sociedade. O aluno passa a preservar, a zelar, a respeitar e exige respeito. Entende que mais eficaz fazer o certo. Gestor eficiente sabe que cobrar o certo d menos trabalho que inventar desculpas, que mendigar verbas de reformas. Exigir do mestre d resultado na vida futura do aluno. Pois este aluno pode ser um mestre ou um ladro; depende da cobrana, depende, no fundo, do banheiro limpo na escola!


Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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