ENSINO MDIO EM NEGATIVO(JE280) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 1
PiorMelhor 
Escrito por Norberto Dallabrida   
18-Ago-2014


Nas ltimas dcadas, no campo da Histria da Educao, vem-se colocando em relevo a distncia entre a cultura escolar prescrita e aquela efetivada nas escolas. Esse distanciamento geralmente indica o fracasso das reformas educativas, bem formuladas e teorizadas no papel, mas com resultados prticos insuficientes.

A cultura escolar prescrita na legislao em diferentes nveis, nas matrizes curriculares, nos projetos pedaggicos, nos planos de ensino dos professores, entre outros impressos, mais fcil de ser identificada e pesquisada. Todavia, a cultura escolar efetivada nas salas de aula mais difcil de ser investigada porque o cotidiano escolar dinmico e, geralmente, pouco documentado.

Uma das alternativas para compreender a escolarizao em movimento colher depoimentos de professores, pais de alunos e, sobretudo, de estudantes.

Um excelente exemplo dessa perspectiva metodolgica foi colocada em marcha na dissertao de mestrado intitulada "O processo de escolarizao na voz dos evadidos", de Cludia Vanielle Fusinato, defendida recentemente no Curso de Mestrado da FURB, sob a orientao do professor Celso Kraemer.

Trata-se de uma investigao, fundamentada em Michel Foucault, sobre os alunos evadidos do Ensino Mdio de uma escola pblica do Alto Vale do Itaja. Essa pesquisa realizou entrevistas com 20 alunos evadidos do Ensino Mdio no perodo entre 2005 e 2012, procurando colher depoimentos sobre os mecanismos colocados em prtica em uma escola pblica de escolarizao mdia.

A hiptese de que os alunos abandonaram o Ensino Mdio devido aos mecanismos disciplinares da escola no se sustentou nos depoimentos discentes. Nas concluses, o trabalho acadmico de Cludia Fusinato afirma: "Ao contrrio, a maioria dos alunos, mesmo evadidos, conivente com o funcionamento da escola. Eles, inicialmente no imaginavam uma escola funcionando de maneira diferente, sem todos os mecanismos individualizantes [...] inerentes ao poder disciplinar".

De outra parte, no grupo dos alunos evadidos no foram constatados altos ndices de repetncia e esses alunos avaliam que a causa das suas repetncias no est na escola, mas nos seus comportamentos individuais. Um olhar sociolgico sobre esses alunos evadidos e um estudo microscpico da cultura escolar praticada nas suas salas de aula poderiam ajudar a compreender ainda melhor o fenmeno do abandono do Ensino Mdio, cuja responsabilidade principal do sistema educacional.

A dissertao de mestrado "O processo de escolarizao na voz dos evadidos" relevante na medida em que investigou a cultura escolar efetivada a partir dos depoimentos alunos que abandonaram o colgio pblico de Ensino Mdio, indicando a dificuldade dos professores de Ensino Mdio de estimular e envolver os estudantes na busca do conhecimento, que concorre para a excluso escolar e social.


Norberto Dallabrida
Sobre este autor:
Professor na UDESC e autor de "A fabricao escolar das elites: O ginsio Ginsio Catarinense na Primeira (Editora Cidade Futura) e O tempo dos ginsios: ensino secundrio em Santa Catarina (final do sculo XIX meados do sculo XX). Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?