O futebol nasceu na escola(JE279) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Norberto Dallabrida e Gladys Mary Ghizoni Teive*

Em tempos de Copa do Mundo oportuno discutir acerca do surgimento do futebol, o esporte moderno mais globalizado e produtor de identidades locais e nacionais que apaixona e arrasta multides. Sabia o leitor que o futebol foi uma inveno da escola? Costuma-se dizer que a escola reproduz, atravs de seus currculos, a cultura produzida e ou legitimada pela sociedade, todavia, para alguns pedagogos e historiadores da educao escolar, alm de reproduzir a cultura da sociedade, ela tambm produz uma cultura singular a cultura escolar que s vezes se espraia na sociedade.

O futebol um exemplo emblemtico de uma prtica produzida na e pela escola e no de uma prtica social que foi escolarizada, como a grande maioria dos dispositivos escolares. Trata-se uma inveno escolar, ocorrida na dcada de 1840, nas chamadas public schools colgios ingleses frequentados pelos filhos homens da aristocracia e alta burguesia. Foi uma alternativa pensada pelos seus dirigentes para responder s constantes rebelies estudantis contra as autoridades escolares para s quais fazia-se necessrio, algumas vezes, a interveno do Exrcito. Fazia parte, desse modo, das reformas que visavam o controle do corpo discente e o estabelecimento da civilizao no sentido dado pelo socilogo Norberto Elias.

Assim, no por acaso, a primeira public school pacificada foi a da cidade de Rugby, sob a liderana de Thomas Arnold, onde foram consensuadas novas relaes de autoridade e, em 1845, foram elaboradas as primeiras leis escritas de futebol, sendo sancionadas no ano seguinte por uma assembleia de toda a escola. Neste processo civilizatrio, Eric Dunning observa que, para os alunos do sexto ano da public school de Rugby, que elaboraram as primeiras regras do futebol, era imprescindvel garantir o controle da violncia fsica por meio da proibio de pontaps no adversrio e do veto do uso das navies botas com canto metlico, algumas vezes pontiagudos, que era usadas na prtica de jogos na public schools. O futebol implicou, necessariamente, a instituio de regras claras e da interveno de um rbitro para evitar a violncia fsica.

Para compreender ainda melhor essa inovao esportiva, importante sublinhar a diferena marcante entre as modalidades de jogos existentes at meados do oitocentos e o futebol. Assim, procurando desnaturalizar o "desporto breto", na obra "Veneno remdio: o Brasil e o futebol", Jos Miguel Wisnik faz consideraes sobre o soule, praticado na Frana desde meados da Idade Mdia, cujas modalidades anlogas eram realizadas nas ilhas britnicas como o foeth-ball e o knappan. Trata-se de uma festa popular marcada por uma "espcie de vale-tudo da pelota", sem mediao de um juiz, em que participavam grupos grandes de pessoas como comunidades contguas e parquias, que lutavam entre si em espao e tempo no definidos e sem limites para contuses, ferimentos e at mortes. O futebol moderno, portanto, diferenciava-se substancialmente dos jogos de bola pr-modernos.

A partir da clave sociolgica, Pierre Bourdieu reflete sobre a emergncia do esporte moderno como um campo diferenciado dos jogos das sociedades pr-capitalistas. Menciona o nascimento do esporte, como o futebol e o rgbi, nas public schools das elites inglesas como atividades desinteressadas e marcadas pelo faire play prprio do habitus aristocrtico, que tinha um escopo moral. De outra parte, o socilogo coloca o foco sobre "a fase de popularizao" dos esportes, ou seja, a passagem do esporte de corte elitista e amador para um espetculo de massas produzido por profissionais.

Como esporte moderno, o futebol disseminou-se para diferentes classes sociais e, atualmente, para todos os pases do mundo, ganhando usos especficos e singulares, mas sempre com o intuito de construir disputas mediadas por regras e por um rbitro. A parteira desse processo foi a instituio escolar, que legou para a sociedade uma forma civilizada e apaixonada de jogar e de viver.

 

*Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e autores de "A Escola da Repblica" (Editora Mercado de Letras, 2011).

 

 


Norberto Dallabrida
Sobre este autor:
Professor na UDESC e autor de "A fabricao escolar das elites: O ginsio Ginsio Catarinense na Primeira (Editora Cidade Futura) e O tempo dos ginsios: ensino secundrio em Santa Catarina (final do sculo XIX meados do sculo XX). Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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