Quem deve e como valorizar o professor(JE273) PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Maria Goreti Gomes   
15-Out-2011


O professor talvez seja o profissional mais valorizado em verso e prosa, e menos valorizado em atos e fatos. Esta disparidade fica ainda mais visível no dia 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor no Brasil.
Que este seja o profissional que está na base da formação de todos os demais, ninguém tem dúvida. Que seja uma espécie de membro de nossa família, também não há questionamento. O problema maior é que mesmo sendo reconhecido como essencial para toda e qualquer sociedade que queira se desenvolver, praticamente ninguém sabe o que efetivamente é valorizar o professor. 
Mais do que ser musa inspiradora e ser cantado em prosa e verso, ganhar abraços, beijos e presentes; e ouvir elogios, ou depoimentos emocionados, o professor precisa sentir-se valorizado em cada um dos dias em que está em sala de aula. 
VALORIZAR o professor é RESPEITAR seu trabalho. Ninguém é obrigado a amar ou gostar, porque amor é sentimento e temos controle sobre nossos atos e palavras, não sobre os sentimentos.  Ninguém pode nos obrigar a amar alguém, mesmo que este seja nosso professor, mas podemos sim nos obrigar a respeitar aquele ser humano que se dedica a nos tornar seres ainda mais humanos e melhores.
Valorizar a professora é FAZER SILÊNCIO em sala de aula. O silêncio é necessário para a concentração e para a boa administração do tempo de convivência em sala de aula. Invariavelmente o programa a ser vencido num ano letivo é muito extenso para tão poucas horas de aulas. O silêncio permite ao professor tentar ensinar à turma. E é a única maneira da professora poder verificar quem está ou não entendendo e explicar de outra forma, até que o maior número possível dos alunos tenham aprendido.  
Valorizar o professor é OLHAR ATENTAMENTE para aquela pessoa que está comandando a turma para o mundo maravilhoso do conhecimento. Prestar atenção na professora, olhando para ela enquanto ela fala, ouvindo cada respiração, cada olhar, cada gesto é mostrar que ela é importante para você e faz parte da sua vida.  
Valorizar a professora é FAZER TAREFAS de casa e trabalhos solicitados. Se não fossem necessárias para a aprendizagem, o professor não solicitaria as tarefas, pois elas representam, invariavelmente, mais tarefas também ao professor para corrigi-las. 
Valorizar o seu professor é ESTUDAR o conteúdo visto em sala de aula hoje. O aluno que estuda diariamente não precisará dedicar muitas horas ao estudo no dia do teste, pois ele aprenderá à medida que o conteúdo vai sendo dado. 
Valorizar a sua professora é ACEITAR A AVALIAÇÃO que ela fez, atribuindo uma nota que ela considerou justa para o trabalho que você apresentou. Lembre-se: a professora ou o professor é quem estabelece os critérios de certo, errado, suficiente ou insuficiente na avaliação sobre o conteúdo que ela mesma ministrou. Professor não erra, se equivoca! Seja educado ao conversar sobre o equívoco. 
Valorizar o profissional professor é PAGAR UM SALARIO ADEQUADO. Um salário que possibilite ao professor tem um tempo para leitura, lazer, alimentação saudável e aperfeiçoamento constante. CRIAR E RESPEITAR o plano de cargos e salários que premie os bons profissionais por seu trabalho. Esta é uma incumbência dos governantes: prefeitos, governadores e presidente. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Um bom professor precisa e deve ir ao teatro, ao cinema, acessar internet, passear com a família, viajar, comprar livros, materiais didáticos e, principalmente, ganhar o suficiente para estudar diariamente para então ser um professor ainda melhor. 
Valorizar o professor é ACATAR E APLICAR as punições que a professora atribuiu ao aluno que descumprir as normas e regras da boa convivência social, seja na sala de aula, seja no pátio da escola, seja na sociedade. Afinal, ser cidadão implica em cumprir as leis criadas pela sociedade e usufruir, em nível de igualdade os direitos que a sociedade nos atribui. 
VALORIZAR o professor é, simplesmente, reconhece-lo como ser humano que AMA o ser humano a ponto de, muitas vezes, abrir mão de si em favor do outro. Respeitar sua intelectualidade, seu trabalho, sua habilidade para ensinar. 
VALORIZAR a professora é dizer, diariamente, MUITO OBRIGADO, por permanecer mais um dia em sala de aula, no momento em que a maioria quer sair e quem está fora, não quer entrar. 
VALORIZAR o professor é prover a escola de ESTRUTURA FÍSICA e de PESSOAL ADEQUADA ao ensino e não à dispersão dos alunos. 
VALORIZAR a professora é nomear GESTORES ESCOLARES COMPROMETIDOS e preparados para ajudar o professor a ensinar e o aluno  a aprender, e não comprometidos com as instruções partidárias. 
VALORIZAR o professor é aplicar a verba da educação na atividade efetivamente de ensino e não em assistência social. 

VALORIZAR a professora é RECONHECER de fato e de direito que ela é efetivamente quem ensina e sabe como ensinar e cabe ao aluno, aprender e RESPEITAR a verdade de que: não há sociedade que sobreviva sem um bom PROFESSOR ou PROFESSORA.

Maria Goreti Gomes
Sobre este autor:
É diretora, editora e jornalista do Jornal da Educação  (ISSN 2237-2164)  e do Jornal do Santos Anjos.   Mestre em Educação e Cultura pela UDESC. Especialista em Jornalismo pela FURJ-INPG. Membro do Comitê de Planejamento Estratégico de Educação, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, do Comitê Regional de Educação da SDR-Joinville. É voluntária na Comissão OAB vai à Escola, da seccional de Joinville.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinião?