Na contramo da histria (JE272) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Gilmar de Oliveira   
30-Ago-2013


Oito da noite. Ligo para uma escola estadual da regio Norte de Santa Catarina. A secretria atende e fao algumas perguntas.

- Quantos alunos esto inscritos para o ENEM? Quando ser o vestibular simulado? E o interdisciplinar?

- No sei lhe informar. Quem est falando?

- da coordenao do Centro de Apoio Educao Superior e Tecnolgica (CAEST). Ligo para saber das aes voltadas para o apoio e esclarecimento dos estudantes sobre os vestibulares, quais os cursos, bolsas de estudo, como so feitas as orientaes para processos seletivos em geral.

- Ah, sei... Melhor o senhor falar com o diretor do colgio, mas ele no se encontra. A coordenadora pedaggica est em sala (faltaram professores), ela deve saber, mas o senhor precisa ligar outra hora.

Passei o nmero do telefone, mas no retornaram. Tenho feito este trabalho desde o incio de agosto. Escolho uma cidade, ligo para um colgio estadual, questiono. Quase sempre a mesma resposta.

No h estrutura, nem trabalho especfico, seja para incentivo ou esclarecimento sobre o vestibular, faculdades, cursos tcnicos, nada! Algumas poucas escolas de Joinville e Jaragu do Sul vo at a FURB ou UNIVILLE, para conhecerem a estrutura.

Recebem UMA palestra sobre algumas reas, mas o maior interesse da garotada, nestes casos, em ver os cadveres do Laboratrio de Anatomia.

Nesta semana, abriram as inscries para o vestibular da ACAFE. Perguntei a vinte estudantes de terceiros anos, inclusive de escolas particulares. Vinte escolas diferentes. Nenhum soube via escola, nenhum aluno avisado. Sequer sabiam que a UDESC, agora, tem o vestibular tambm vinculado ACAFE. ENEM, UFSC, UDESC. Institutos federais, Universidade da Fronteira Sul, cursos tcnicos do PRONATEC. Nada dos alunos saberem. Assuntos que passam no mais absoluto limbo na enorme maioria das escolas estaduais.

Com especialistas em falta na escola ou presos s salas, cobrindo faltas de professor, faltam chances de melhor organizao de projetos que esclaream sobre os cursos. Onde se cursa Cincia da Computao? Qual a diferena entre Tecnologia de Alimentos e Nutrio? Quem na escola tira dvidas, de profisses, esclarece sobre bolsa de estudos, quais cursos, qual a concorrncia?

Por que no esclarecem o mnimo necessrio? Para piorar esta tragdia anunciada, os pais consideram as escolas dos filhos como "muito boas", em sua maioria, conforme pesquisa do Gustavo Ioschpe. raro saber de pais cobrando por mais exerccios de vestibular, simulados, palestras...

No existe nenhum CAEST. Se me identifico como imprensa, como articulista, disfaram, maquia-se a realidade. Quando pensam que podem receber algo de alguma instituio que pode lhes apoiar, contam suas mazelas, expe-se a triste realidade.

Importante lembrar (e cobrar melhorias) que as escolas da Rede Estadual, mesmo com algumas aes (por parte de educadores abnegados), ainda no oferecem ensino com qualidade, muitas caindo aos pedaos (s vezes, interditadas), com laboratrios e ambientes tecnolgicos fechados, sem projetos pedaggicos voltados vida profissional, no melhor momento de trabalhar este tema na cabea dos alunos

Sem incentivo e nfase ao tema, os jovens perdem o interesse e sequer sentem que todos podem ir em frente com os estudos. Muitos desses alunos demoram muitos anos (outros nunca chegam a ingressar) para ingressar em faculdades ou cursos tecnolgicos. E l, as faculdades perdem tempo com revises de Matemtica e Lngua Portuguesa, que deveriam ser ensinados no Ensino Mdio.

Futuro, nos dias de hoje, se faz com preparao e slida formao. As vagas que exigem qualificao sero das pessoas preparadas, de dentro e de fora do pas. Com tantas empresas e investimentos chegando nossa regio, a exigncia da qualidade aumenta. Por isso as escolas precisam viabilizar tais mudanas: ensino de qualidade e encaminhamento consistente para slida formao profissional.

Ou todos se mobilizam (escolas, famlias, jovens), ou entraremos na contramo da Histria.


Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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