Ali Blbl e os 40 alunes (JE 268) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Gilmar de Oliveira   
09-Jun-2013


Gostaria muito de concordar com os professores e seus rgos representativos, quanto polmica da reenturmao das classes, para diminuir o nmero de turmas e de professores. Aquele professor que nunca se deparou com 40 alunos sua frente na triste realidade das escolas da Rede Estadual de Ensino que atire a primeira carteira! Mas, ao meu ver, os educadores erraram.
O problema no a tentativa, sob muitos protestos, da Secretaria de Educao tentar reestruturar as salas. O problema a existncia das leis que permitem que se lecione com 40 alunos em sala e ningum tentar um novo projeto para corrigir o que no se aceita.
Ou seja, mais uma vez, a classe dos educadores de Santa Catarina acorda para chorar sobre um leite j derramado (a reenturmao), mas no se atenta para o qu derruba o leite (a lei existente).
Uma excrescncia a falta de uma fiscalizao da Vigilncia Sanitria, tal como faz nos restaurantes e boates, de colocar placas nas portas, dizendo a capacidade mxima da sala. Existe lei sobre a rea mnima para cada aluno ficar em sala, sentado na carteira. Isso j basta.
Se quiserem colocar 40 alunos em sala de 30m2, creio que a lei no permitir, principalmente se os rgos representativos dos professores estiverem em conjunto com a Vigilncia Sanitria, o Ministrio Pblico, a Associao de Pais e Mestres da escola, o Conselho Municipal de Educao e quem mais possa abraar a causa.
Se a sala for maior que o espao mnimo e couberem 40 alunos, existe a lei, ningum lutou por sua revogao, ento, ela lamentavelmente deve ser cumprida.
So situaes como essa que demonstram o grau de desorganizao poltica da classe. Se os educadores catarinenses quiserem demonstrar voz e vez, que pensem em medidas preventivas contra os desmandos. Por exemplo: nenhum professor percebeu a falta de infraestrutura e de condies mnimas nas escolas interditadas? Sim, perceberam, mas os pedidos de ateno, manuteno, as reclamaes devem ir alm da sala dos professores e dos momentos de cafezinho. Se os sindicatos, Vigilncia Sanitria e demais rgos fossem avisados medida que a ausncia de manuteno mnima e preventiva fosse percebida, nenhuma das escolas estaria interditada.
Importante ressaltar que, como o colunista Gustavo Ioshpe escreveu em sua coluna na Revista Veja, no o nmero de alunos que prejudica ou facilita para que o professor consiga dar uma boa aula. Concordo com o referido colunista. Um bom professor mantm uma turma hipnotizada com 40, 50, 60 alunos, se o assunto for trabalhado de uma forma interessante. J um professor sofrvel destri o entusiasmo de dois alunos, meio metro frente.
Recentemente, dei palestras em escolas estaduais, com 80, at 100 alunos socados numa sala de vdeo ou auditrio onde no caberia 60 pessoas. Falei por uma hora, sem grandes truques. Os alunos engraadinhos se manifestavam. tima chance para ilustrar, chamar discusso com as perguntas-chave que deixo engatilhadas, porque costumo preparar o assunto e parto da premissa que, em certo momento, preciso cativ-los, noutro instante, ocup-los, quebrar o gelo, seja com o tema da palestra ou com tpicos de uma aula bem planejada. Aprendi na faculdade, com professores que ensinavam a ensinar, nas disciplinas de Licenciatura e, na prtica, nos 10 anos que atuei como professor da Rede Estadual, naquelas turmas e escolas que ningum quer encarar.
L esto os que precisam de projetos, que precisam de professores que no pensem que o Magistrio um conto de fadas e os alunos, as prprias fadas. Ou se conhece a realidade do aluno, suas necessidades, anseios, ou os deixam margem do ensino, porque o professor quem deve conhecer o aluno, no o contrrio.
O bom professor encara turmas de 40, 42 alunos, sem microfone. Com boa vontade e preparo. a melhor resposta para este governo gua pura (e de muito bl-bl-bl): incolor, inodoro e to sem gosto na rea educacional quanto um picol de chuchu: responder com resultados marcantes, surpreendentes, com turma de 50 alunos, se for o caso.
Os alunos lembraro de ti, mestre, e de sua garra. Lembraro que aprenderam bem, mesmo sem as condies, e se vingaro do governo nas urnas, faro a devida faxina que ns, adultos, no conseguimos fazer. Suas aulas bem planejadas desenvolvero a criticidade necessria para que nossos representantes aprendam a lio de respeitar a educao, a partir do prdio e do espao para se respirar!


Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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