CONAE deve garantir ensino de qualidade(JE 267) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
09-Mai-2013


Neste ms de abril iniciaram-se as discusses do CONAE 2014. A conferncia que dar os rumos e norter os planos para a educao no Brasil estabelecendo as polticas pblicas para a educao nos prximos anos, deve ter a participao de toda a populao brasileira, pois no so somente os estudantes, pais, professores e demais profissionais da educao que tm interesse em jogo quando se trata de educao.
As polticas educacionais de um pas afetam toda a comunidade. A baixa qualidade do ensino, especialmente o das escolas pblicas, trava o crescimento econmico, social e cultural da populao. Faz aumentar o nmero de vagas A descoberto nas empresas, especialmente as que exigem maior qualificao.
As empresas no conseguem mo de obra para suprir suas necessidades e por esta razo no podem crescer, diminuem o investimento em tecnologia, diminuem as vagas no mercado formal de trabalho, diminui a produo e a quantidade de empregados.
A corrente continua com a queda nos salrios. Ganhando menos, o trabalhador diminui o consumo. A diminuio do consumo provoca o aumento do desemprego e voltamos ao incio do ciclo. o chamado ciclo vicioso.
As qualidades bsicas de um trabalhador seja do setor pblico, seja do privado so aprendidas na escola. Caractersticas como disciplina, proatividade, administrao do tempo, determinao, raciocnio lgico, habilidade de trabalhar em equipe, de comunicar-se, de produzir e ler breves relatrios e manuais so bsicas para todo e qualquer trabalhador.
O treinamento tcnico especfico para a ocupao j so e continuaro sendo dados na prpria funo, mas sem as habilidade bsicas, ningum conseguir aprender a atividade tcnica especfica.
Portanto, os empresrios devem participar para dizer quais as habilidades bsicas deveriam ter os estudantes ao conclurem o ensino bsico e ingressarem no mercado de trabalho.
Seguramente essas pessoas que tem a coragem de investir o prprio dinheiro em atividades de risco, tm muito a contribuir para que o currculo escolar e as aes pedaggicas consigam desenvolver os talentos natos em cada uma de nossas crianas e adolescentes.
Se a escola brasileira conseguir encaminhar o jovem para o mercado de trabalho com algumas certezas sobre o que sabe e o que no sabe fazer melhor, como j acontece na maioria dos pases da Europa e nos Estados Unidos, teremos mais profissionais e menos aventureiros nos postos de trabalho.
Afinal, profissionais que gostam do que fazem so felizes e conseguem melhores salrios, pois produzem mais e melhor. E melhores salrios, mais empregados, ser mais renda e mais qualidade de vida.
Cidados com mais qualidade de vida so mais exigentes, mais cultos e valorizam mais a escola e o ciclo se fecha numa rede que valoriza efetivamente a escola e os profissionais que nela trabalham.
E onde entra o CONAE? A Conferncia Nacional da Educao tem efeito determinante na sociedade na medida em que o caminho para a participao de todos os segmentos sociais nas discusses e na fiscalizao da implementao das polticas pblicas para a educao bsica e superior do pas para os prximos anos.
Na ltima dcada, o Brasil cresceu economicamente e a maioria quase absoluta dos gestores pblicos tem investido o percentual do oramento estabelecido pela Constituio em educao.
Na maioria quase absoluta dos municpios e estados, o problema no se inventem, como investem o dinheiro. Verbas para uniforme escolar, por exemplo, saem da verba da educao, quando deveriam sair da assistncia social.
E os pais tem papel importante nesta discusso, porque para conseguir o voto deles que os polticos determinam este tipo de investimento. E se os prprios pais tiverem conscincia e disserem que o uniforme problema deles e no da escola comprar, esta poltica assistencialista e no educacional acabar.
Professores tm muito a colaborar pois precisam ter ambiente adequado, tranquilidade e estudantes interessados para poderem ensinar. E esses alunos, s se consegue com a participao efetiva dos pais na escola.
A valorizao da escola e do saber tem que ser um valor insubstituivel para as famlias. Enquanto os pais e filhos no respeitarem a escola como templo do saber, e os professores, profetizadores da sabedoria, no sero respeitados e nem valorizados como precisam ser.
Respeito e valorizao so os nicos caminho para que as escolas brasileiras consigam os resultados qualitativos necessrios ao bom momento vivido pelo pas.
Se a CONAE 2014 conseguir traar as metas e caminhos para chegarmos ao ensino de qualidade e excelncia de que precisamos, conseguiremos no somente os 10% do PIB para a educao, mas tambm dizer claramente como e onde os atuais e futuros gestores do dinheiro pblico devero gastar nosso dinheiro e efetivamente garantir sempre mais e mais qualidade de ensino.
 
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