Investimento alto, resultado baixo (JE266) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Maria Goreti Gomes   
21-Mar-2013


O Brasil a bola da vez do mundo globalizado. Enquanto a Europa, a Amrica do Norte e praticamente todo o mundo experimenta queda no crescimento, decorrente da crise econmica internacional, o Brasil continua a crescer. Mas nem tudo so rosas.
O pas no se preparou para esta nova realidade. As empresas que vem se instalando no encontram profissionais com formao suficiente para assumir os novos postos de trabalho. Resultado, junto com o investimento, trazem os estrangeiros para trabalhar aqui.
O pas no tem infraestrutura e logstica para transportar os produtos para exportao e sequer para receber os turistas vidos por conhecer a potncia econmica que continua crescendo a despeito da crise econmica mundial.
No prximo ano, receberemos a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpadas. Os turistas vem falando ingls. Sequer os aeroporturios acreditam que teremos aeroportos em condies de atender esta demanda. A alternativa ser apelar para o tal jeitinho brasileiro caloroso de receber turistas internacional e somos bons em mmica.
Em Santa Catarina, estado que paga um dos menores salrios a seus professores e tem as melhores notas no ENEM, a GM instalou sua fbrica e exigiu mestrado e influncia em Lngua Inglesa dos candidatos s vagas de emprego. Trouxe os profissionais de fora.
Um novo porto ser instalado em Araquari, cidade que tem recebido inmeras empresas nos ltimos anos. O novo porto de entrada e sada de produtos para o mundo, ser um complemento aos j instalados portos de Itapo e So Francisco do Sul. Cidades litorneas nas quais para se chegar ou sair, tem tido a viagem ampliada de uma para cerca de quatro horas.
Recentemente foi publicada pesquisa apontando o Brasil como o pas detentor do segundo pior ingls do mundo. E no final de 2012, o MEC anunciou um programa para melhorar o ensino do Ingls nas escolas pblicas. J em janeiro 535 professores efetivos fizeram curso de imerso de seis semanas em universidades americanas para melhorar no somente o conhecimento na lngua, mas tambm a metodologia.
Em junho, outros 540 professores participaro do mesmo programa. Em cada verso so 20 professores de ingls, efetivos e em exerccio em sala de aula por estado. Mas, ao retornarem, estes mesmos professores, embora com mais conhecimento e disposio, enfrentam problemas estruturais tal como as empresas encontram nas rodovias, portos e aeroportos brasileiros.
Os estudantes sem disposio para aprender ingls nas salas de aula nmerosas, so os mesmos que as empresas esperam contratar para as vagas que exigem conhecimento da lngua. Mas os professores (e no somente o de ingls) no dispe das condies mnimas para ensinar.
Falta infra-esturutra tecnolgica e humana apra transformar a escola em templo do saber. Locais onde se vai para divinizar o saber a aprender. Na segunda semana de maro, Os ministros da Educao e do Desenvolvimento Social e Combate Fome criticam a sistema de clculo do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Os ministros alegaram que o clculo utilizou ndices no confiveis e por esta razo, o Brasil continua estagnado em relao a educao. Internacionalmente so usados dados de pesquisas especficas, no os pretendidos como reais por rgos governamentais.
O governo do estado de Santa Catarina esta veiculando publicidade de que os professores esto recebendo tablets. Ainda no se tem notcia de quantos, qual modelo e qual uso tero estes tablets nas salas de aula.
E mais, qual ser a utilizao dos equipamentos em escolas interditadas pela vigilncia sanitria por oferecerem risco de segurana integridade fsica de estudantes e professores?
H uma diferena muito grande entre o que se anuncia, entre nmeros produzidos e investimentos governamentais e os resultados que este dinheiro estaria provocando nas escolas.
Para melhorar a qualidade do ensino preciso escolas equipadas com aparelhos eletrnicos, gestores capazes e, principalmente, alunos interessados em aprender mais.
A questo estrutural, mas tambm cultural. Nossos jovens no acreditam em si mesmos, na capacidade de aprender e, os programas governamentais e, muitas vezes a prpria escola, ao invs de desafi-los a transgredir, a transpor os limites do prprio conhecimento; os superprotegem com excesso de zelo. E opes equivocadas para encurtar o caminho entre a sala de aula e a felicidade plena.
Os investimentos anunciados em infra-estrutura so muitos, mas os resultados ainda continuam pfios. Pois nosso dinheiro est sendo investido no ralo da indiferena e da aparncia dos nmeros produzidos e no na certeza dos dados comprovados.

Maria Goreti Gomes
Sobre este autor:
diretora, editora e jornalista do Jornal da Educao (ISSN 2237-2164)e do Jornal do Santos Anjos.Mestre em Educao e Cultura pela UDESC. Especialista em Jornalismo pela FURJ-INPG. Membrodo Comit de Planejamento Estratgico de Educao, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentvel de Joinville, do Comit Regional de Educao da SDR-Joinville. voluntria na Comisso OAB vai Escola, da seccional de Joinville.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?