O Demnio da autonomia PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Gilmar de Oliveira   
16-Out-2012


Mais um bilhete na agenda do meu filho. Novamente sem tarefa. Ah, tinha outro: um trabalho de Geografia incompleto. Ah, mais um... Os pais no assinaram a agenda.

Vou medir o dimetro das panturrilhas do Nuno, pois ele sobe tantas vezes por semana as escadas de acesso Orientao, para carimbar a agenda, que talvez aumente a massa muscular de suas pernas de sabi.

O Nuno adora Karat. Dois meses e subiu de faixa. Treinou muito o "Kat". Diariamente, no pedi. O que isso quer dizer? Se for interessante, uma criana faz com gosto. Sendo chato, evita. Ou insistem na tarefa chata, ensinando aos pequenos a detestar a escola, ou buscamos o seu interesse, inovamos!

A escola enviou-me bilhete para que eu comparea para "conversar" sobre meu filho. Respondi que deveriam enviar por escrito, de forma adiantada, o tema da "conversa", uma vez que minha ltima ida quela escola caracterizou-se por um festival de crticas pessoais minha atuao

Dos ataques pessoais (traumatizei, acho...) a asneiras pedaggicas pr-histricas (copiar ajuda a ler melhor, por exemplo), da presso psicolgica ao questionamento dos motivos de insistir com meu filho em escola pblica (naquela, especificamente), lembrei-me da fala de um professor do mestrado, que afirmava: "o que importa para a maioria dos profissionais desse tipo de educao (dessa vez, com "e" minsculo) o aluno copiando matria, de boca fechada, como no sc. XVIII".

Respondendo aos velhos questionrios de tarefas, ele pode ser mudo e ter deficincia mental, no ver um palmo de realidade frente do nariz, haveria problema?

As centenas de empresas da regio,que lucram com mo-de-obra barata, adoram. Gente adestrada a no pensar faz muito sucesso por aqui.

Eu exigiria tarefas dirias resolvidas dos meus filhos, se precisassem das tarefas para maior compreenso, ou se o critrio de avaliao compreendesse uma atividade combinada e desafiadora, jamais exigida e maante. Sabem a matria: basta!

O Nuno pesquisa e aprofunda o assunto, para horror dos professores. Ele pesquisou sobre o pH da saliva, no se conformou com o que a professora disse classe (segundo ele), que a saliva cida, para digerir alimentos (ai, meus dentes!!!).

Mas por que no teve coragem de apresentar a pesquisa, corrigindo a "Pr"? Tambm ouviu outra prola: gua salgada, no congela, porque o sal tem uma substncia que evita o congelamento...

Ele encheu de copos no freezer, com gua e diferentes quantidades de sal diludo para testar a "verdade" (Nuno disse: "todos congelaram, Pai! Por que a Pr disse diferente?"), mas no teve coragem de levar o resultado para a sala...Fez em diferentes temperaturas. A Pr errou... no contedo e na forma de comprovar a verdade.

Eu cobraria tarefa, se estivesse programada no planejamento das aulas, que nunca chegou a ser colado na agenda escolar, nem consta no site (?) da escola. Nem nos cadernos das disciplinas consta plano de aula ou de ensino, nem os objetivos das tarefas (habilidades adquiridas), nem critrio de avaliao.

Talvez a equipe pedaggica da escola do Nuno tenha entendido que participao dos pais fica apenas em tarefa e uniforme. Eu sei que no o que o municpio prega. Alis,a Secretaria de Educao de Jaragu do Sul preconiza sugesto e dilogo casa-escola, um intenso acompanhamento.

Atividade num mapa de fotocpia borrada ou viajar pelo Google Earth com imagens interativas? Devore a pesquisa digital! Mas conte Pro, sem medo do que fizeste,filho! Ento: entre sua pesquisa, com autonomia, por meio digital, ou um questionrio estpido, mal formulado e mal escrito, deixe a tarefa, meu filho! Faa se quiser e se tiver tempo, pesquise o que puder, mas aprenda! Caia na tentao, assuma consequncias, mas exponha sua razo!

Ter autonomia um perigo! Junto democracia o "mal" que as escolas (retrgradas), precisam banir da cabea dos pequenos (no "escolas", mas a banda podre da Educao, os acomodados e desatualizados).

Banir a diversidade religiosa e sexual, extinguir sugestes sobre aulas diferenciadas e recursos modernos. Banir quem pede planejamento, critrios claros de avaliao, quem no assina "carimbos" de "no fez tarefa" porque sabe que o filho as fez, de forma diferente, devem ser achacados e seus filhos, perseguidos, aterrorizados, no mesmo, leitor?

Ainda acredito na escola pblica e de qualidade, pagamos por ela! Lutemos por ela! A escola precisa melhorar. Cmodo seria mudar de escola. Mas minha existncia incmoda, como um demnio a assombrar os fracos, com tentaes de autonomia e inovao, contra a paz tola dos acomodados. No, a vossa "verdade" no vos libertar!


Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?