Nada substitui um bom professor PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 4
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
27-Fev-2012


No final do ano passado, historiador portugus Antnio Nvoa disponibilizou, por correio eletrnico, o seu ltimo livro, sugestivamente intitulado O regresso dos professores (http://www.4shared.com/office/ALqxirqg/regresso_dos_professores.html), sendo dedicado aos docentes brasileiros. Na era da mercatilizao de materiais impressos e digitais, trata-se de um ato de generosa democratizao do conhecimento.
Image

Atualmente o professor Nvoa Reitor da Universidade de Lisboa, mas, nas ltimas dcadas, destacou-se pela reflexo histrica sobre a profisso docente em Portugal e na Europa. Em O regresso dos professores, ele reflete, de forma instigante, sobre os desafios docentes no mundo contemporneo. A volta dos professores ao centro da pauta educacional global deve-se ao problema fulcral das aprendizagens, objeto de relatrios sobre a educao escolar elaborados por organismos internacionais.
Na nota de apresentao dessa obra, Nvoa recoloca a sua aposta na atuao docente, ao afirmar: A investigao muito importante. O currculo e os programas de ensino so muito importantes. A gesto e administrao das escolas muito importante. Os materiais didcticos e as tecnologias so muito importantes. Mas nada substitui um bom professor.
Contudo, ele afirma que necessrio passar a formao de professores para dentro da profisso, a exemplo da formao mdica nos hospitais e em contato com profissionais competentes e experientes; promover modos de organizao da profisso, marcados pela cultura colaborativa; e reforar a dimenso pessoal e a presena pblica dos professores.
De modo provocativo e surpreendente, Nvoa problematiza a tradio escolanovista entranhada nos discursos pedaggicos atuais. Nesta direo afirma que, ao longo do sculo XX, a escola foi agregando misses sociais (educaes fsica, sexual, financeira, etc.), que sufocam o que especificamente escolar.
Para desmontar o que chama de escola transbordante, sugere a re-escolarizao com foco nas aprendizagens e no no ensino. De outra parte, Nvoa questiona o ativismo na sala de aula numa sociedade plasmada por mudanas frenticas, afirmando: O silncio, a introspeco e o estudo so costumes a recuperar. Essas provocaes so fundamentadas na compreenso histrica do fenmeno escolar e nos fazem pensar.
Neste momento de retorno dos professores s suas escolas para o planejamento do ano letivo, a leitura de O regresso dos professores oportuna e saluta para repensar a prtica docente.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?