Formao do professor causa da baixa qualidade de ensino no Brasil (Edio Maro/2007) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 22
PiorMelhor 
Escrito por Pergunta de professor   
25-Abr-2007


Gustavo Ioschpe, Especialista em economia da educao, com mestrado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em artigo publicado na Revista Veja, de 7 de maro, resume a tese, com objetividade matemtica, que aponta os problemas da educao no Brasil.

No artigo so resumidos os quatro mitos, que emperram a escola brasileira e impedem a melhoria na qualidade do ensino, alm de manter o Brasil nos ltimos lugares de todos os exames e testes internacionais de conhecimento.

O primeiro mito quebrado pela pesquisa o de que o salrio do professor brasileiro seja baixo. O segundo, a tese de que educao s ir melhorar quando o professor receber salrio mais alto.

A falta de investimento em educao apontado como o terceiro mito; e a excelncia do ensino nas escolas particular o ltimo.
Ioschpe baseou sua pesquisa em dados do MEC e de entidades internacionais com a Unesco e a OCDE Organizao formada pelos pases da Europa e Estados Unidos e constatou que, na verdade, o problema do Brasil a m qualidade da formao dos professores e a m gesto dos recursos destinados ao setor.

Segundo o pesquisador, os professores brasileiros saem das universidades com uma mentalidade equivocada do que prioritrio proporcionar aos alunos. Apenas 9% consideram prioritrio proporcionar conhecimentos bsicos aos alunos, a maioria prefere formar cidados conscientes, registrou uma pesquisa da UNESCO.

Ento, qual seria a sada? Talvez a experincia internacional possa nos ajudar. Nos Estados Unidos, conforme reportagem publicada pelo Jornal da Educao nas edies de maio e junho de 2006, os professores so todos bacharis que precisam fazer um curso de mestre, com durao de cerca de dois anos (uma espcie de especializao). Alm deste curso, preciso ser aprovado num teste aplicado pelo governo e ento, por mritos pessoais demonstrados durante o perodo de estgio obrigatrio, o professor poder ser contratado por alguma escola pblica.

Uma pesquisa realizada em 2003, na regio de atuao do Jornal da Educao (31 municpios de SC) demonstrou que mais de 70% dos professores tm curso de licenciatura plena e 30% possua tambm curso de especializao.

A mesma situao se aplica ao conjunto de professores do Brasil, o que pode ser constatado nas pesquisas feitas pelo MEC. Entretanto, apesar de formados, os professores no tm conseguido melhorar a qualidade do ensino, falta-lhes o essencial, o conhecimento do que e como ensinar.

Os resultados do Saeb, do Enem e do Enade comprovam a queda na qualidade do ensino nos ltimos dez anos, quando os professores, em sua maioria, complementaram estudos.

As pesquisas efetivadas por Ioschpe reforam a constatao de pesquisas anteriores de que o problema da educao brasileira tambm no est na falta de investimento do governo, mas na gesto inadequada destes recursos.

A falta de qualidade dos cursos superiores do Brasil, e no somente dos cursos de licenciatura, so tema de discusso h anos. Ao longo dos tempos, so centenas de milhares de bacharis em Direito que jamais conseguem passar no teste a OAB.
Outros milhares de portadores de diplomas de licenciaturas so reprovados constantemente em concursos (e continuam na sala de aula como ACTs).

Afinal, ser que o problema da educao brasileira precisa ser resolvido exclusivamente pelas escolas de ensino superior? Podemos mesmo jogar toda a responsabilidade sobre aqueles que pesquisam, denunciam, constatam e discutem incessantemente o problema?

Seguramente, seria necessrio muito mais do que um conjunto de reportagens e pesquisas para afirmar tal coisa, mas seria um bom comeo os Mestres e Doutores, responsveis pela formao de nossos professores, assumirem boa parte da culpa pela pssima qualidade do ensino oferecido s crianas e jovens brasileiros.
Entretanto, seria muito bom se todos os professores em atuao nas salas de aula, fossem chamados a retornar s universidades e, gratuitamente, complementar sua formao e efetivamente aprender o qu e como ensinar.

Antes de mais nada, os profesores precisariam aprender que ser cidado, antes de tudo, dominar o mnimo do conhecimento construdo pela humanidade ao longo de sua histria.

Afinal, exatamente o conhecimento cientfico e a capacidade de registrar e difundir este conhecimento, que nos diferencia dos demais seres vivos.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?