A reforma Orestes Guimares - 3 parte (Outubro/2011) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
25-Out-2011


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Com a implantao dos primeiros grupos escolares, a Reforma Orestes Guimares (1911-1918) colocou em marcha a modernizao do ensino primrio em Santa Catarina.
Como escola graduada, o grupo escolar tinha um formato diferente de outros modos de escolarizao primria, como o ensino individual e a escola isolada.



Para desnaturalizar o ensino primrio, instigante contrastar o grupo escolar especialmente das escolas isoladas, que predominavam no territrio catarinense at o incio da dcada de 1910.
Em Santa Catarina, a rede pblica de ensino comeou a ser tecida a partir do Ato Adicional de 1834, que determinou s provncias brasileiras o poder de gerir o ensino primrio.
No perodo imperial, foram criadas algumas escolas isoladas unidocentes, regidas por mestres-escola. Os imigrantes europeus que colonizaram o territrio catarinense criaram escolas primrias, que ministravam o ensino em lngua estrangeira e geralmente eram vinculadas a igrejas.
As redes de escolas tnicas mais expressivas foram as teuto-brasileiras e talo-brasileiras, que recebiam material escolar e subsdios financeiros, respectivamente da Alemanha e da Itlia. Em geral, as escolas isoladas funcionavam em prdios alugados ou na casa do professor, eram regidas por homens e tinham grande diversidade pedaggica.
De forma contratante, os grupos escolares tinham prdios prprios e imponentes, com predomnio de traos neoclssicos, sendo divididos em duas alas feminina e masculina. Eram constitudos por um corpo administrativo e pedaggico que inclua um diretor quase sempre do sexo masculino oito docentes geralmente professoras e funcionrios.
A sua cultura escolar era homogeneizada, pois os saberes do curso preliminar eram rigidamente definidos por srie, os dispositivos de controle discente eram padronizados e detalhados por meio do regimento interno dos grupos escolares e o mtodo intuitivo, que se opunha memorizao mecnica e ao ensino livresco, era compulsrio.
Como em So Paulo e em outros estados, os primeiros grupos escolares de Santa Catarina eram tpicas escolas urbanas, sendo implantados nas suas principais cidades.
Assim, entre 15 de novembro de 1911 e 31 de dezembro de 1913, foram inaugurados os seguintes grupos escolares: Conselheiro Mafra (Joinville), Lauro Mller (Florianpolis), Vidal Ramos (Lages), Silveira de Souza (Florianpolis), Victor Meirelles (Itaja) e Luiz Delfino (Blumenau). Essas foram as escolas da repblica por excelncia que tiveram o intuito de modernizar e nacionalizar o ensino primrio catarinense.
Com algumas mudanas pontuais, o modelo do grupo escolar teve vida longa, pois, no Brasil, foram suprimidos somente pela reforma escolar do regime militar (Lei 5.692/71).
Contudo, traos da sua cultura escolar como o ensino graduado e simultneo, os horrios pr-determinados e a racionalizao do trabalho escolar ainda podem ser percebidos nas escolas atuais.
 
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