Mais aprendizado, menos assuntos vazios (Setembro/2011) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 1
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
27-Set-2011


Ol Prof. Gilmar,
Este ano eu refleti sobre o meu planejamento anual, e resolvi diminuir a quantidade de contedos a serem trabalhados para os prximos anos.
O Professor tambm pensa dessa maneira? Enxugar o planejamento, assim poder trabalhar o pouco com mais detalhes? Fbio, Itapo, SC (professor de matemtica).
Oi Fbio!
Voc fez muito bem em rever seu planejamento. Afinal, melhor priorizar a qualidade no lugar da quantidade.
Vejo como muito sbia a deciso de retornar um olhar sobre o planejamento anual, sobre o plano de ensino de cada srie que o professor leciona. E mais saudvel ainda dispensar contedos que em nada acrescentam na vida do aluno, contedos que so desprovidos de sentido real.
Afinal, os pesquisadores em Neuropsicologia h tempos afirmam que no a maior complexidade de exerccios em exatas que geram os melhores resultados no raciocnio lgico. Para a imensa maioria dos estudantes, a prtica repetitiva do mtodo correto e sua conseguinte reflexo do processo (e no uma mera frmula sem sentido) que levam o aluno a pensar a matemtica e dar-lhe sentido em sua vida.
Um exemplo: Fui loja de calados no sbado e um tnis para meu filho custou 66 reais e 45 centavos. Na hora, puxei 70 reais da carteira (um: era semana de pagamento; dois: era a metade do preo; trs: sou po-duro mesmo!), mais um real e 45 centavos para facilitar a vida do caixa e voltar 5 reais de troco.
Para meu espanto e do Bruno, de 9 anos, a atendente usou a calculadora para somar as notas e moedas e depois no sabia fazer a operao que me daria um troco de 5 reais! Meu filho olhou, pensou e respondeu quanto voltaria.
Ela no s no pensou a Matemtica como nem demonstrou ateno ao que lhe disse, de facilitar o troco, nem tinha conscincia do que fazia. Uma vendedora tecladora que se formou, no mnimo, no Ensino Mdio.
A pobre moa demorou incrveis 3 minutos para compreender a operao... O que a escola fez por ela? O que os profissionais que por anos trabalharam aquela cabea cheia de anseios puderam perceber do que aprendia nas aulas?
Como amplamente conhecido, leitor, eu tenho discalculia e ainda assim consigo, com esforo e boa vontade, pensar a matemtica para ao menos facilitar o troco. Graas aos meus professores e baguna do ensino nas escolas estaduais na poca do meu Ensino Fundamental que, nas trocas constantes de professores, repetiam os mesmos assuntos diversas vezes. Mas ajudou-me, como percebi que ajuda para meus filhos.
Assim, reflitamos: quem nos garante que os alunos aprendem mais passando mais contedos? E sejamos honestos: fora as quatro operaes bsicas (que menos da metade aprende nos 9 anos iniciais do ciclo bsico), a leitura e a escrita (menos de 45% aprende no mesmo perodo citado, segundo o prprio MEC), o que mais se aprende na escola, atualmente?
Minha filha de 4 anos e meio, por exemplo, ao entrar na escola, no Jardim I que agora se integra escola de Educao Bsica, aprendeu que SESCO assim, (colocando o dedo indicador num crculo feito com os dedos da outra mo, num sentido de penetrao, numa aluso a sexo)!! Aprende-se pornografia e preconceitos com alunos mais velhos, aprende-se a no gostar de estudar, a ver tudo como chato e quase sempre sem sentido.
Imagino que uma maior gama de contedos, no eleva a chance de se reter algo que faa contato com a realidade ou vislumbre um novo horizonte na vida do aluno.
Com menos contedos, aqueles realmente que fazem sentido, a chance de haver interesse bem maior. No caso da matemtica, a chance de resolver problemas simples aumenta com maior tempo de exposio prtica matemtica.
E aumenta mais ainda com a possibilidade do professor contextualizar clculos, resolver de modo prtico e ensinar baseado em projetos e contextos interdisciplinares
Afinal, com menos contedos pode-se planejar mais aulas-oficinas, aulas em laboratrio, lev-los para campo, planejar atividades contextualizadas sobre os mesmos temas, com um aproveitamento muito maior.
Imagine se eles no vo gostar... Isso em todas as disciplinas: cumplicidade, ser e fazer, criar e resolver, entender e progredir. Quem no gosta?

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?