A escola brasileira deve ensinar, formar, educar ou obedecer? (Junho/2011) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
21-Jun-2011


H dezenas de projetos tramitando no congresso nacional. Alguns esto parados h anos e outros at j perderam o interesse dos congressistas. Mas dezenas de outros esto sendo aprovados e sempre passando para a escola mais responsabilidades.

A Comisso de Educao do Senado aprovou, no dia 14 de junho, projeto de lei que determina ser responsabilidade da escola evitar episdios de bullying.
Outro projeto que tramita no congresso determina que as diretoras ou diretores de escolas devam fixar a nota da escola no IDEB em local visvel comunidade.
O objetivo do projeto aprovado no Senado que os estabelecimentos de ensino tenham a incumbncia de inibir situaes em que os estudantes fiquem expostos a agresses de colegas, como se isso fosse possvel.
Alm disso, o texto aprovado prev que as escolas devem garantir um ambiente seguro e prevenir o bullying. Mais uma vez, ningum fala quando e como os profissionais das escolas pblicas sero orientados e treinados para cumprir com mais esta determinao.
Em ambos os casos, no possvel discordar de que a escola tenha parte da responsabilidade, mas dizer que a escola tem que evitar situaes de agresses entre os alunos ou instalar placas em frente escola com a nota do IDEB desconhecer as responsabilidades dos governos municipal, estadual e federal sobre as escolas de suas redes.
Em Santa Catarina as escolas de rede estadual, por exemplo, dependem de aprovao do governo para comprar qualquer coisa. E ainda precisam dividir as verbas do FUNDEB, com outras instituies, pois so desviadas.
J podemos prever, ento, que muitas tero dificuldades para colocar a placa em frente escola. E alm disso, boa parte delas no deve ter muito interesse em divulgar seu IDEB.
Uma escola de ensino mdio de Joinville fornece merenda salgada a seus alunos somente duas vezes por semana porque no tem dinheiro para comprar gs. Nos outros trs dias da semana, os alunos comem apenas biscoitos.
... a situao da educao no Brasil no nada boa. Os empresrios esto mandando jovens estudar em outros pases porque aqui j no h escolas eficientes.
O governo federal estipulou um piso para o magistrio que estados e municpios no pagam, e arranjam todo tipo de justificativa para no pagar.
Em praticamente todo o pas, h professores em greve. A motivao sempre a mesma, a categoria quer ver implementado seus planos de carreira com os benefcios e os valores reajustados de acordo com o novo Piso Nacional de Professores.
Na quase totalidade dos estados e municpios, a imprensa e mesmo os pais compreendem as razes, consideram justa a luta dos professores, mas querem mesmo ter um lugar para deixar seus filhos enquanto trabalham.
Entretanto, no se vislumbra nas aes dos governos municipais, estaduais e mesmo federal, a real priorizao da educao. O Brasil precisa de mo de obra especializada. Mas no de qualificao em tecnologia, de que se fala. Trata-se de ter disponibilidade para estudar e de saber ler, escrever e fazer clculos para que se possa assimilar e aprender o treinamento especfico da profisso, que a empresa ensina no trabalho.
O que nossos jovens precisam serem proativos em relao prpria vida. E por diversas razes a escola, os governos e mesmo os pais no tm conseguido inculcar em seus filhos o gosto e o respeito pelo estudo.
Da escola os estudantes gostam, o problema que no gostam do que ela lhes oferece, conhecimento que precisa ser aprendido, estudado, aprofundado e reaplicado em benefcio da sociedade.
E nossos deputados e senadores continuam mandando a escola fazer esta e aquela coisa, incumbncia que seriam de psiclogos, socilogos e de outros rgos.
A cada novo projeto, os profissionais da educao j sobrecarregados com as atividades prprias do magistrio as quais j no conseguem cumprir, ficam ainda mais assoberbados.
Quando ser que nossos ilustres legisladores mandaro fazer mais um projetinho para a escola cumprir? Que tal impor motivao para estudar por lei ordinria?
 
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