Um horto de aromas, sabores e conhecimento! PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
27-Mai-2011


O projeto Ch com Arte A formao da conscincia ecolgica comea pelos sentidos, um dos ganhadores do 18 Prmio Embraco de Ecologia 2010, est sendo aplicado no CEI Raio de Sol I e j conseguiu levar para a escola at mesmo os avs, que participaram de uma oficina de chs.
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As crianas descobriram sozinhas como fazer para contar quantas peas de corpo de prova precisariam.
Joinville No dia nove de maio, o CEI Raio de Sol I, no bairro Vila Nova promoveu uma oficina de chs e roda de conversa entre os avs das crianas e acadmicos do curso de farmcia da Univille, para compartilhar conhecimentos cientficos e populares sobre as ervas medicinais.
A atividade faz parte do projeto Ch com Arte A formao da conscincia ecolgica comea pelos sentidos.
Desde o incio do ano o projeto movimentou alunos, professores e familiares na construo um grande horto de chs, em um dos ptios da escola.
O projeto pretende trabalhar os cheiros, aromas, sabores e texturas e, ao mesmo tempo, correlacionar sade, educao ambiental e arte, assunto que sempre norteou o trabalho das professoras e coordenao. Neste caso, mosaicos, vitrais, e esculturas.
O trabalho pedaggico leva as crianas ao contato emprico e sensvel com a natureza e ao mesmo tempo traz a elas o conhecimento sobre a arte de Alexander Calder e sobre a arquitetura de Antoni Galdi, explica a coordenadora pedaggica Rosane Mari dos Reis.
Mas esse no seria um canteiro de chs comum. O desafio era mont-lo em forma de um grande quebra cabea, ferramenta que est relacionada com as brincadeiras e a ludicidade na educao infantil.
Quebra cabeas gigante
O projeto teve incio na construo do molde de papel. Junto com o molde, as crianas receberam tambm um novo desafio: quantos corpos de prova precisaremos para contornar nosso canteiro?
Corpo de prova um cilindro de concreto que as fbricas de usinagem de cimento descartam em aterros do municpio.
Curiosas, as crianas lanaram interrogaes sobre aquela atividade to diferente.
O que so corpos de prova?
O que esse pedao de papel?
uma pea de quebra cabea?
Exploraram as vrias possibilidades daquela pea enorme, brincaram, criaram arte com as mos e ps e descobriram em equipe como poderiam contar os corpos de prova que circundariam o quebra cabea.
Cada turma utilizou um tipo de recurso para quantificar. Algumas desenharam crculos, outras usaram tampas de latas de achocolatado em p, outras recortaram pedaos de papel coloridos no mesmo formato da largura do cilindro.
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A turma do II perodo da professora Patrcia V. de Bitencourt decorou as peas com uma tcnica de pintura diferente: com a boca e com os ps, inspirao que surgiu a partir de um calendrio desenhado por pessoas com deficincias. A professora aproveitou esta curiosidade natural das crianas para abordar a incluso.
De acordo com os clculos de alunos e professoras foram utilizados quase mil cilindros de concreto.
Aps a atividade, todos reuniram-se no ptio para unir as peas do grande jogo. A construo do canteiro teve ajuda do av do Lucas Z. Giuno e do Gustavo Z. Giuno, Orlando Zimmermann,
E em seguida, as mes contriburam pintando de azul toda a estrutura de concreto. As crianas deram o toque final, com suas pequenas obras de arte inspiradas nos artistas estudados nas salas de aula.
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As crianas e professoras quebraram a cabea para montar as peas no ptio.
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Vamos chamar nossos avs?
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A prxima etapa foi a preparao da oficina de chs com os avs e avs. O desafio foi ento a construo de uma instalao artstica que divulgasse o teor da Carta da Terra aos participantes, tema trabalhado em classe.
Todas as turmas estudaram os princpios da Carta da Terra para Crianas, conversaram sobre o assunto, expuseram suas opinies, assistiram vdeos e em seguida montaram uma carta gigante, com vrios metros de comprimento.
Os alunos do II perodo ilustraram os princpios sua maneira, alguns colocaram imagens, outros fizeram instalaes, com bonecas e materiais reciclados. Os alunos do I perodo montaram um planeta terra com materiais reaproveitados e os alunos do maternal, pintaram as toalhas das mesas utilizadas no evento.
Na oficina estiveram presentes avs e avs, representantes do Prmio Embraco de Ecologia e da Secretaria de Educao, professores e funcionrios.
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2. Somos parte de um grande universo. Nesse universo nosso planeta cheio de vida. Com muitas plantas animais e pessoas. Juntos formamos uma nica comunidade de vida, onde dependemos uns dos outros para garantir nossa sobrevivncia no planeta. Uma das propostas da Carta da Terra, pelos alunos do II perodo da professora Carmen Lcia Franco.
Enquanto os alunos e o professor Luiz Wiese, do curso de farmcia, passavam orientaes de como utilizar determinados tipos de chs, qual a melhor forma de fazer cada ch, cuidados que se deve ter ao desconhecer a procedncia das ervas, os convidados degustavam doces, biscoitos e chs criados e produzidos pelas acadmicas de gastronomia da Univille, tambm convidadas para o evento.
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Os aromas, tipos e sabores dos chs
Todas as instalaes externas so fruto de muitas horas de trabalho dentro da sala. Nela, os pequenos aprendem brincando sobre a mistura das cores, as linhas, as formas diferentes, como circulo, quadrado, retngulo. Assistem a vdeos sobre os temas, adequados para cada idade, podem visualizar as obras dos artistas estudados atravs de imagens trazidas pelas professoras.
E as ideias aparecem. As crianas exercitam a criatividade criando as suas prprias verses das obras e esculturas dos artistas. A turma do II perodo, coordenados pela professora Tatiana Joice Schmidt, decidiu construir uma praa do ch, com pufes, mesas de pneus coloridos e tampos de mosaicos.
As crianas do maternal da professora Maria Irene P. da Silva e a sua auxiliar Cristiane de B. M. Peixer tambm participam na montagem desta praa, confeccionando uma tenda-vitral de tecido utilizando sombrinhas descartadas. Para confeccionar esta tenda, as crianas buscam inspirao na artista Jean Shin, que transforma lixo em esculturas e instalaes, alm dos vitrais e mosaicos de Antoni Galdi, representados na combinao dos tecidos coloridos das sombrinhas.
A turma do maternal, orientada pela professora Janaina A. dos S. Schluter e auxiliar Alessandra Pelincer, ao estudar o artista Antoni Galdi descobriu que uma de suas obras um lagarto gigante todo revestido de mosaico que est instalado em uma praa em Barcelona, na Espanha.
Os pequenos decidiram ento, depois de muita conversa e histrias sobre quais animais que mais gostam, confeccionar uma grande tartaruga do mesmo material que o artista.
A coordenadora explica que as atividades so desenvolvidas no ritmo de cada turma, de maneira tranqila. Quando necessrio, as professoras recuam, voltam, refazem o processo, modificam alguma coisa, o quanto for necessrio para que as crianas sejam agentes ativos do processo de aprendizagem.
E o canteiro de chs?
O horto de chs ainda no est finalizado. Ele ser contemplado com grama e lajotas criadas pelos alunos. As crianas da professora Mikaela Tavares dos II perodos matutino e vespertino produziro plaquetas de identificao das ervas.
O plantio ser indicado pelo professor Luiz Wiese. De acordo com uma listagem indicada por ele, as crianas escolhero as ervas e o plantio acontecer antes do recesso.
No segundo semestre ser enfatizado o uso dos chs, seus tipos, espcies, aromas, sabores e culinria (preparo de biscoitos, chs, bolos). Sero produzidos bonecos de ch, almofadas e outros, conforme as aulas forem acontecendo.
Em outubro, ms do encerramento do projeto, as mes sero convidadas a participar de uma oficina de velas e sabonetes, produzidos com as ervas cultivadas no horto.
 
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