O jornalismo presente nas aulas de geografia PDF Imprimir E-mail


Joinville – A professora de geografia Denise de Fátima F. F. da Silva, da EM Profª Karin Barkemeyer decidiu desenvolver com cerca de 100 estudantes do 8º Ano o projeto Leitores do Mundo, que  buscou despertar o interesse dos alunos pela geografia. 

“Eles estudam para memorizar os conteúdos, que para eles só servem até as provas e depois disso esquecem” desabafa a professora. A proposta foi promover associações e reflexões entre os conteúdos abordados durante as aulas de todo o primeiro semestre, e as notícias atuais, utilizando o jornal como um recurso pedagógico.
“Oferecer oportunidades para que o educando desenvolva uma visão significativa da importância da leitura vinculada ao mundo, à sociedade, à comunidade, à escola e ao próprio educando”, completa Denise.
 
Image 
 
Os alunos buscaram temas voltados para o espaço geográfico mundial, critérios de regionalização, os sistemas políticos e econômicos dos países (capitalismo, socialismo, Guerra Fria e a multipolarização econômica), sobre a globalização e multinacionais, avanços tecnológicos e problemas socioambientais do mundo atual.
O resultado das atividades foi apresentado para os alunos do 9º ano, no dia 29 de junho, através de um fórum de debates, oportunidade para os estudantes explicarem a relação entre o tema estudado dentro de sala de aula e a situação no mundo atual. 
A aluna Fernanda Ochner de Souza relacionou o medo que a população mundial sente hoje de uma possível guerra nuclear com a apreensão sentida durante os anos da Guerra Fria.
Já o aluno Eduardo Jacob associou o preço aplicado na compra das cestas básicas, com as características de uma sociedade capitalista.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Desenvolvimento Masterpress